O PODER DAS SEMENTES

As antigas civilizações consideravam as sementes como algo sagrado. A partir do 
séc. XX, com o advento da Revolução Industrial, este patrimônio genético de 
mais de 1000 anos foi sendo transformado em propriedade de poucos (empresas 
privadas americanas e européias). As mesmas empresas que produzem veneno 
produzem as sementes. 
Cada planta que desaparece pode implicar no desaparecimento de 10 a 30 
espécies de animais. 
Vamos buscar a recuperação das sementes orgânicas e estimular o cultivo 
ecológico! 

                                                                           

    CHIA                                 




A Semente da vez é a Chia, pouco conhecida mais muito eficaz. Ainda está desconfiado? Veja 10 motivos e seus benefícios para ingerir a Chia:
1ª Benefício: Efeito que Passa a Fome:
A Semente é riquíssima em fibras, que ajudam a regular o intestino e evitando a prisão de ventre. Enquanto a Aveia possui 9,1g de fibras a cada 100g a Chia já tem 13,6g de fibras. Ela também tem um efeito que passa a fome, pois quando  encosta no estômago forma um ‘gel’ que ajuda no emagrecimento.
2º Benefício: ômega 3 e Ajuda o Coração:
A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega 3. Ajuda a evitar doenças no coração e diminui a pressão arterial
3º Benefício:  Possui mais Cálcio que o Leite e Mais Ferro que Espinafre:
Para os intolerantes a lactose a Chia é a solução garantida. Ela tem mais cálcio que o leite, ”O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose”, explica a nutricionista Roseli Rossi. 
Outro benefício, o espinafre não é todo mundo que gosta mais é importante consumi-lo por causa de seu Ferro. Porém a Chia tem mais ferro que o espinafre, 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre
4º Benefício: Magnésio:
Essencial para o cérebro . O Magnésio não pode faltar e olha só: 100 gramas de brócolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnésio.
5º Benefício: Vitamina A para os Olhos 
Vitamina A é o que não falta e ajuda sua visão.
6º Benefício: Relaxa e tem Antioxidantes contra radicais livres:
A Semente relaxa e possui antioxidantes que combate o envelhecimento das células, evitando inúmeras doenças.
7º Benefício: Manganês Extra
Estimula o crescimento ósseo e do tecido.
8º Benefício: Zinco:
O Zinco melhora a imunidade, paladar, olfato e visão. Ajuda no crescimento e melhora na formação de Colágeno.
9ª Benefício: Rica em Cobre:
Facilita a absorção do Ferro e melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno.
10º Benefício: Potássio para as Câimbras.
O Potássio está presente e as câimbras… Adeus!


GERGELIM



A melhor forma de consumir a semente é na forma integral; crua e com casca.
O gergelim umedece e lubrifica os intestinos em função da presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorróidas.
Para as gestantes que apresentam prisão de ventre, o ideal é tomar suco desintoxicantes com gergelim para tratar este problema.
O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicemia sanguínea (açúcar no sangue). Além disso, o gergelim apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo. Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B.
Benefícios do gergelim:
Fortalece os tendões e ossos;
Tonifica o fígado e os rins;
Tônico geral, principalmente após hemorragias;
Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo;
Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos;
Melhora a elasticidade da pele e desenvolve forte poder antioxidante nas células.
O gergelim é ideal para quem procura boa forma ou mesmo uma dieta equilibrada, pois ele possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.
Ele tem o poder de aumentar a saciedade, pois apresenta uma casca rica em fibras, que leva mais tempo para ser quebrado e digerido pelo organismo, assim acaba estendendo o período de “sentir fome”. Além das proteínas que estão presentes na semente, onde também auxiliam neste processo e ainda previnem a flacidez.
O gergelim em si não é o responsável pelo emagrecimento, mas  as fibras insolúveis encontradas nele auxiliam na regulação do trato intestinal e saciedade.
Alguns estudos mostram que a ingestão de 30g/dia já nos traz benefícios, como a redução do risco de diabetes e obesidade por exemplo.
O ideal é que a semente seja ingerida em sua forma integral, porém qualquer alimento que apresentar em sua composição o gergelim vai trazer benefícios ao nosso corpo. Hoje já podemos encontrar vários alimentos que o possui, mas também podemos inseri-lo em nossas receitas caseiras, levando um toque mais saboroso como ao arroz e saladas.
Curiosidade: Para afastar a formiga que está comendo sua plantinha preferida é só espalhar sementes de gergelim ao redor e elas logo começarão a carregar o gergelim para o ninho e desaparecerão por um tempo. 
Nunca esquecendo que a formiga é um bio-indicador de que sua planta está precisando de nutrientes!





GIRASSOL


As sementes, ricas em ômega-6 previnem problemas cardíacos e são recomendadas para o tratamento de esclerose múltipla. Já o óleo do girassol é a base de uma terapia que promete aliviar dores de cabeça, bronquite, tromboses, artroses, eczemas, úlcera de estômago, problemas intestinais, cardíacos e renais.




LINHAÇA




É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
-- Rejuvenescedor
--
 Baixa de peso

-- Auxilia no combate a anemia-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...-- Auxiliar no combate à acne.-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
-- Vitalidade Física-- Sistema Digestivo-- Sistema Nervoso-- Doenças Inflamatórias--Retenção de Líquidos-- Sistema Imunológico-- Sistema Cardiovascular-- Funcionamento Intestinal-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa-- Para combater a agressividade e a obesidade


A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. 
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.




QUINOA


O saudável grãozinho já vem sendo cultivado há mais de 5 séculos, mas somente agora os brasileiros estão reconhecendo sua importância. O que a quinoa tem? Alto valor nutricional, é rica em carboidratos e proteína de boa qualidade, com lisina e metionina, aminoácios que ajudam no crescimento e regeneração dos tecidos. Normalmente, tais componentes só são encontrados em produtos de origem animal.

A quinoa possui ainda uma enorme quantidade de vitaminas A, E, C, B6 e B1 e minerais, como o ferro o fósforo e o cálcio. Quer mais? Saiba que a quinoa possui também gorduras saudáveis, que ajudam a combater o colesterol ruim. Suas fibras ajudam o intestino a funcionar melhor e a controlar a glicemia e o colesterol. Quinoa não contém glúten, o que facilita a alimentação de pessoas que tem intolerância a essa proteína.

As folhas da quinoa podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos a couve-mineira e o espinafre. As flores podem ser consumidos como os brócolis. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser cozido e temperado como salada, cozido como arroz ou utilizado no preparo de sopas. A farinha da quinoa é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins e massas. O organismo só tem a agradecer.

Por Yasmin Barcellos




SUCUPIRA

Semente de Sucupira é um fruto tipo legume alado, com uma única semente protegida por cápsula fibrosa e envolta em substância oleosa numa estrutura esponjosa.
Com o hábito de tomar este chá previne-se:
  • desenvolvimento de doenças ósseas, tornando a estrutura dos ossos mais resistentes, mesmo com o envelhecimento.
  • Doenças como ulceras, reumatismo, artrose, bico-de-papagaio e hérnia de disco são tratadas com eficiência a partir da sucupira
  • Artrite
  • Se tomar chá de sucupira diariamente, a pessoa está proporcionando ao seu corpo um tratamento contínuo contra as dores, um alívio que promete trazer resultados positivos para o bem-estar físico.
Para fazer o chá usa-se 12 sementes sucupiras quebradas para 3 litros de água. Ferva a água e depois acrescente todas as sementes de sucupira quebradas. Depois de ferver baixe o fogo conte 1 minuto e desligue, abafe a infusão com uma tampa e espere esfriar. É recomendado que se beba 1 litro e meio por dia, seu consumo vai aliviar as dores relacionadas a articulação e fortalecer a musculatura. 
Beba 1, 5 l por dia. A semente de sucupira é encontrada a venda nas melhores farmácias e lojas especializadas em produtos naturais, seu consumo vai aliviar as dores relacionadas a articulação e fortalecer a musculatura.









                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário