ISTO OU AQUILO?

Numa época de minha vida tive a feliz oportunidade de conhecer e fazer a experiência da alimentação macrobiótica e mesmo não sendo mais a seguidora radical que fui, ficaram  hábitos saudáveis que aconselho sempre. Então não poderia deixar de publicar algumas escolhas bem sucedidas que fiz, esclarecendo é claro, o porquê delas. 

Vou começar com o velho dilema:  
Arroz branco X Arroz integral

O arroz integral só apresenta vantagens em relação ao arroz branco. Enquanto o integral tem grãos intactos, preservando assim à película e o gérmen, onde se encontra a maior concentração de nutrientes; o arroz branco polido não tem a película, por conseqüência tem menor valor nutricional.
O arroz integral tem maior concentração de nutrientes. A película tem uma maior concentração de fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e diminuem a fome. Além disso, contém grande quantidade de vitamina B1 que é praticamente ausente no arroz branco.
O consumo regular do arroz integral traz muitos benefícios. Diminui os problemas intestinais como a constipação; melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos; protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1; melhora o metabolismo da contração muscular, sendo excelente para todos, e especialmente para atletas. É isento de glúten, portanto celíacos podem consumir.
Aumentar a quantidade de fibras é uma boa dica para quem deseja emagrecer, pois as fibras demoram mais tempo para serem digeridas, assim prolongam a sensação de saciedade. Mas, ao se aumentar a quantidade de fibras, deve-se aumentar também a quantidade de água.
Ao observarmos o arroz branco e o integral guardados muito tempo, verificaremos que o caruncho vai preferir o integral pois ele não é burro e sabe que ali tem nutrientes enquanto que no branco só tem amido, que incha mas não alimenta.
Pois bem, então tem muita gente dizendo que o arroz integral é sujo!  Mas é essa infelizmente, a cultura da industrialização e de que tudo deve ser branquinho!  Com esse pensamento perdemos saúde. Muita saúde!


Açúcar branco(refinado) X Açúcar mascavo

Neste caso me parece óbvio a escolha pelo mascavo, mas, vamos lá!
O açúcar branco é o resultado de um processamento químico que retira da garapa a sacarose branca e adiciona produtos químicos-alguns desconhecidos- sendo que aditivos como antiumectantes, clarificantes e conservantes, pertencem a grupos químicos sintéticos muitas vezes cancerígenos e sempre ruíns prá saúde.
Quando são retiradas da garapa e do mascavo suas fibras, proteínas, sais minerais e proteínas, resta apenas o carboidrato pobre, isolado. Sendo assim, o açúcar branco é apenas um produto qímico, e não um alimento.
O Açúcar mascavo contém proteínas, gordura, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1, B2, niacina, vitamina C, sódio, potássio, magnésio, cobre e zinco. Enquanto que o branco nada disso possui.
Os cientistas podem citar vários tipos de doenças adquiridas pelo uso constante do açúcar refinado, e principalmente o câncer!
Apesar de ser "branquinho", ele é um veneninho! pensem nisso!
Ah! e se você estiver pensando em optar pelo adoçante químico, lembre-se que "é químico" e portanto inorgânico, e o único que aconselho é o de STÉVIA (planta).


Esta aqui, postaram no Facebook e eu "copiei e colei"...então "fica a dica"

            O MITO DO LEITE - Dr. Lair Ribeiro









TROCAS QUE VALEM A PENA
1 Pão francês por integral
Eis uma forma de começar o dia protegendo as artérias. A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. “Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol”, explica a gastroenterologista Jacqueline Alvarez-Leite, da Universidade Federal de Minas Gerais. Com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue.















3 comentários:

  1. Procurar "Sugar Blues" de William Dufty, livro bastante esclarecedor sobre o açúcar !!

    ResponderExcluir
  2. Download gratuito do livro Sugar Blues:

    http://viciadosemlivros.blogspot.com.br/2008/01/lanamento-digital-source-william-dufty.html

    ResponderExcluir